Pesquisar neste blog

https://1.bp.blogspot.com/-rBKwDq3-vQc/WVyEm-wwGtI/AAAAAAAAniA/Amp1A1qWsp4Qg43lgdnbkbrRfcZ0XBZiACLcBGAs/s1600/3.jpg    Os eventos e promoções estão sendo colocados no instagram
Grupo no Facebook               Grupo no Telegram               Grupos no Whatsapp

domingo, 1 de agosto de 2010

Downloadeando - Phoenix - Wolfgang Amadeus Phoenix (2009) / França

Uma das lembranças mais claras que tenho da minha infância são das histórias que meu pai me contava no fim de tarde. Ele gostava de ficar deitado numa rede no quintal de nossa casa, na época na recém-inaugurada Morada do Sol, se balançando até a hora do Jornal Nacional começar. Meu velho gostava de falar basicamente sobre duas coisas: Histórias da infância dele - daquelas infâncias de antigamente - e histórias sobre guerras, foi dessa época que virei um admirador de conflitos, um viciado em informação sobre guerras e afins. Naquela época tudo que ele me dizia sobre as guerras soava como história pra boi dormir, apenas pra passar o tempo. Vi, futuramente, que a intenção dele em me contar histórias de guerra era para me fazer entender o conceito de que a gente nunca deve reclamar da nossa vida porque sempre existe alguém em algum buraco no mundo com problemas que fazem com que nossos sejam no máximo uma pedrinha dentro do sapato.

Eu me lembrei dessas histórias da minha infância hoje justamente porque foi num dia seis de agosto que o mundo viu, atônito, a maior prova da força de uma nação, de o quanto a guerra pode ser cruel, terrível e impiedosa com as pessoas. Exatamente as oito da manhã de um ensolarado dia seis em Hiroshima 'Little Boy' era liberada do bombardeiro 'Enola Gay', explodindo 600 metros de altura nos céus japoneses, matando imediatamente 120.000 pessoas e mais outros tantos sobre o efeito da radiação. Três dias depois 'Fat Man' era solta nos céus de Nagasaki, matando 80.000 pessoas no ato, fazendo com que assim o império japonês assinasse sua rendição perante às forças aliadas, pondo um fim definitivo a Segunda Guerra Mundial.

Agora você deve estar se perguntando "O que diabos isso tudo tem a ver com a coluna?" Pois bem, esta foi minha linha de raciocínio para escolher a banda que humildemente mostrarei por aqui hoje: Phoenix. Passei por uma época onde não ia atrás de nada novo por desinteresse, acredito que passei um bom tempo sem achar algo que eu realmente gostasse. Mas na vida tudo é aprendizado, não é? Foi quando meu amigo Maurício (aka @mauriciomunky) me mostrou mais essa banda através do fantástico 'Wolfgang Amadeus Phoenix'.

O quarteto francês liderado por Thomas Mars existe desde 1999 e já possuem 4 CD's gravados. Porém em minha opinião foi no 'Wolfgang Amadeus Phoenix' que a banda atingiu sua maturidade, tocando um som limpo, gostoso de se ouvir, tranquilo, calmo, mas de um jeito rápido, cadenciado, compacto. É estranho imaginar algo que é calmo como o Belle and Sebastian nos tempos de 'Tigermilk' mas que possui guitarras, sintetizadores e baterias como o Interpol no 'Our Love to Admire'.

A França, aliás, que vai se consolidando como um grande centro de formação de bandas na atualidade, premiou o 'Wolfgang Amadeus Phoenix' como o Grammy de melhor CD alternativo de 2009. Sem contar que o mesmo disco apareceu como o 5º melhor disco de 2009 na revista 'Time' e foi incluído também entre os 25 melhores álbuns segundo a 'Rolling Stones', sem esquecer também que o disco figurou entre um dos mais comprados na iTunes Store. Se você estiver aí com seu download sem trabalhar, eu recomendo fortemente que você dê algum destino a ele: Baixe imediatamente este disco, coloque em seu mp3, saia por aí escutando e cantarolando a lindíssima 'Lisztomania', referência a Franz Listz, a gostosa 'Girlfriend', a dançante 'Lasso'...enfim, baixe este disco agora, se possível.

Ah, se você leu este texto até agora ainda deve estar com mais uma pergunta "Como diabos este cara ligou o fato de hoje fazer 65 anos da primeira bomba atômica a este CD?" Responderei tal pergunta simplesmente mostrando logo abaixo a capa do disco. Pra bom entendedor meia imagem basta..

Phoenix - Wolfgang Amadeus Phoenix (2009) / França
Para fazer o download clique AQUI.
1 - Lisztomania
2 - 1901
3 - Fences
4 - Love Like a Sunset Pt.1
5 - Love Like a Sunset Pt.2
6 - Lasso
7 - Rome
8 - Coudown
9 - Girlfriend
10 - Armistice


A quem interessar, meu twitter é @willameee

2 comentários

@watermelonranny disse...

Boa lembrança e perfeita relação com a banda escolhida. Além do mais, posso salientar um outro ponto comum entre a data e a banda: como todos sabem, Phoenix remete à ressureição, e assim faço essa analogia, lembrando que duas províncias tiveram de passar por tal processo, assim como designa a palavra Phoenix. Parabéns pela coluna, sigo sempre acompanhando ;)

ritoka disse...

A banda é ótima Lisztomania faz querer sair voando, to conhecendo a coluna agora mas ja gostei, parabens, vou continuar acompanhando

Postar um comentário